Neste blog compartilho páginas de minha vida. Exponho minhas experiências, aprendizados, interesses, preferências, críticas, opiniões e também o meu dia-a-dia.
Ainda postarei a minha penosa aventura em busca do corpo perdido. Sigam-me os bons!!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sobremesa folhada com figos

De uma pequena safra de figos da figueira da casa de meu pai, o resultado foi um doce caramelado delicioso, o qual usei como recheio em pacotinhos de massa folhada. Não bastasse a crocância e o sabor proporcionado, para tornar a receita mais charmosa, deitei os folhados em um creme cítrico geladinho e então ficou com cara de sobremesa gourmet, mas é tudo muito simples.
Para quem aprecia essa fruta como eu, garanto que não tem combinação mais saborosa.

A receita é uma adaptação minha:

FIGOS CARAMELADOS
Corte os figos em 4 gomos. Faça um caramelo com açúcar e ponha a fruta. Mexa e vá observando o cozimento na calda, até ficar escuro. Cerca de meia hora. Não ponha água. Reserve.
Compre a massa folhada de sua preferência e corte retângulos médios. Recheie a massa com o doce e dobre, formando uma almofadinha. Pincele com gema e ponha no forno pré-aquecido por 15 minutos ou até ficar dourado.

CREME CÍTRICO
Leve ao fogo:
Leite condensado - 1/3 da lata
Pingos de limão ou raspas
Refresco Mid de tangerina para dar uma corzinha - uma pitada
Contreau - 1 colherzinha de café
Um pouco de leite para dar mais cremosidade, não pode chegar no ponto de brigadeiro.
Ponha pra gelar, sirva num prato raso, deposite o folhado em cima e decore a gosto.





Um comentário:

  1. Por favor, Cynthia,
    Nunca deixe de nos mostrar as sus receitas! É maravilhoso poder contemplar essas imagens, mesmo sem poder saborear... hehehehe
    Bom mesmo seria abocanhar essas delícias...

    ResponderExcluir